Pateo de Alfama é um tradicional pateo da Lisboa antiga, situado na rua de S João da Praça, via que conjuntamente com as ruas das cruzes da Sé e a de São Pedro atravessa alfama ribeirinha e vai desde a Sé ao Largo do chafariz de dentro. Formado pelo átrio do antigo palácio dos condes de Murça, edificio que resistiu ao terramoto de 1755, está encostado à primeira muralha da cidade – a Cerca Velha, que constitui uma das paredes do Páteo.
Por estar incluida numa edificação privada este troço é o mais bem conservado da Cerca Velha, tendo por isso sido alvo da intervenção arqueológica do Museu da Cidade, que aqui realizou escavações para determinação da natureza das fundações da muralha, documentadas num diaporama em exibição no interior do edifício. Igualmente algumas peças encontradas nas escavações realizadas em Alfama são aqui expostas, cobrindo desde o seculo IIV a.c. até ao Seculo XVI d.c.. O espaço foi intervencionado em 2007, sendo alvo de profundas obras de recuperação e nele instalados um centro onde pode conhecer vários elementos da cultura portuguesa: da exposição de artesanato, aos espectáculo de fado e de folclore passando pela gastronomia tradicional, da arquitectura renascentista do edifício à projecção do que era a Lisboa romana nesta zona da cidade, quais os hábitos alimentares e como se vivia.
Ùnico em Lisboa, o Pateo de Alfama é por isso um local de visita obrigatório para quem visita a cidade e pretende conhecer os costumes portugueses.
info@fadoreserve.com
Todos os direitos reservados fadoreserve.com 2017